"Os alunos com necessidades educativas especiais são aqueles que, por exibirem determinadas condições específicas, podem necessitar de apoio de serviços de educação especial durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e socioemocional"
As NEE podem ser divididas em dois subgrupos: significativas e ligeiras.
As NEE significativas são aquelas em que a adaptação do currículo é generalizada, numa ou mais áreas académicas e/ou socioemocional. Podem ser de caráter intelectual (deficiência intelectual, por exemplo), de caráter processológico (DAE-Dificuldades e Aprendizagem Específicas, como a dislexia, a discalculia, entre outras), de caráter emocional (esquizofrenia, psicoses), e de caráter físico e de saúde (paralisia cerebral, espinha bífida, distrofia muscular). Inserido ainda nesta última categoria incluem-se os problemas sensoriais: os problemas de visão e os problemas de audição. No que diz respeito à visão, podemos considerar duas subcategorias: os cegos e os amblíopes (visão reduzida); os problemas de audição dividem-se igualmente em duas subcategorias; os surdos e os hipoacúsicos. Existem ainda outros grupos de alunos com NEE, como os que apresentam problemas provocados por traumatismo craniano e os alunos com perturbações do espetro do autismo.
As NEE ligeiras são aquelas em que a adaptação do currículo escolar é parcial, num certo momento do percurso escolar do aluno. Podem manifestar-se como problemas ligeiros de leitura, escrita ou cálculo, atrasos ou perturbações menos graves ao nível do desenvolvimento motor, percetivo, linguístico ou socioemocional.
Quer nas NEE significativas, quer nas ligeiras, os estudos comprovam que o aluno beneficia de um ambiente precoce rico e estimulante. Quando tal acontece, verificam-se aumentos significativos no funcionamento intelectual e no desenvolvimento geral. Assim, "os objetivos educacionais para as crianças com NEE ligeiras devem ser os mesmos que os definidos para as outras crianças: melhorar a sua cognição e a sua capacidade de resolução de problemas enquanto sujeitos de aprendizagem."
Classificação das NEE por ordem decrescente da sua prevalência:
1º DA- Dificuldades de Aprendizagem;
2º Problemas de Comunicação;
3º Deficiência Intelectual;
4º Perturbações Emocionais ou do comportamento;
5º Multideficiência;
6º Deficiência Auditiva;
7º Problemas Motores;
8º Outros Problemas de Saúde;
9º Desordem por Défice de Atenção e Hiperatividade
10º Deficiência Visual
11º Autismo;
12º Surdo-cegueira;
13º Traumatismo craniano;
14º Sobredotação
A prevalência em percentagem é a que se segue: DA 48%, Problemas de Comunicação 22%, Deficiência Intelectual 14%, Problemas de Comportamento 10%, Outros 6%
in Inclusão e Necessidades Educativas Especiais, um guia para educadores e professores, Luís de Miranda Correia, 2ª Edição, Porto Editora
Dizer característica e o mesmo dizer classificação?
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