terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Compreender a Dislexia

A Dislexia caracteriza-se por uma dificuldade frequente em processar informação de caráter fonológico, ou seja, dificuldades na identificação, articulação e uso dos diferentes sons da língua.

Os padrões de dislexia típicos são:

-inversão de letras na leitura e na escrita;
-omissão de palavras na leitura e na escrita;
-dificuldade em converter letras em sons e em palavras;
-dificuldade em recuperar da memória sons e letras;
-dificuldade em aprender o significado a partir de letras e de sons.

É necessário que a ocorrência destes padrões seja consistente e recorrente para que se possa diagnosticar dislexia a uma criança.

Causas?

Apesar de grande parte das definições de dislexia reconhecer a ocorrência de um tipo de perturbação grave da leitura, não existe concordância e clareza quanto à sua causa. A posição que recebe mais apoio é de que a dislexia é uma desordem do foro neurológico, caracterizada por frequentes inversões de letras e de palavras. Existem provas de que é causada por um mau funcionamento de certas áreas do cérebro ligadas à linguagem. As células cerebrais dos disléxicos encontram-se organizadas de forma diferente dos indivíduos que não apresentam dislexia, revelando um maior número de células nervosas deslocadas e organizadas de forma não usual, com um padrão diferente de distribuição, em especial nas áreas corticais da linguagem. Nos disléxicos o tecido nervoso da região temporal do córtex cerebral é maior no hemisfério direito do que no esquerdo. É também detetada com frequência herança genética na família.
 
in Compreender a Dislexia, um guia para pais e professores, Kathleen Anne Hennigh


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