O MAD é um modelo de intervenção pensado há mais de 15 anos por Luís de Miranda Correia, semelhante ao método Resposta-à-Intervenção. É um modelo de intervenção faseado que se pode aplicar com todos os alunos, muito embora esteja particularmente voltado para a intervenção com alunos com NEE, procurando encontrar soluções apoiadas nas boas práticas educativas, antes de encaminhar o aluno para os Serviços de Educação Especial.
O MAD tem quatro componentes essenciais: o conhecimento, a planificação, a intervenção e a verificação.
a) conhecimento do aluno, a sua identificação, a identificação dos seus estilos de aprendizagem, dos seus interesses, das suas capacidades e das suas necessidades, determinando os seus níveis de realização académica e social, analisando os seus ambientes de aprendizagem;
b) planificação para a intervenção, analisando-se a informação recolhida sobre o aluno e sobre os seus ambientes de aprendizagem;
d) intervenção preliminar, de caráter preventivo, compreensiva, de caráter educacional, e compreensiva, de caráter transicional.
Este modelo chama a atenção para a importância de intervir precocemente, logo que o aluno começa a experimentar problemas nas suas aprendizagens, certificando-se que receba apoios adequados, baseados no uso de estratégias apoiadas pela investigação.
Salienta ainda que uma escola contemporânea "deve englobar um sentido de comunidade e de responsabilidade, uma liderança crente eficaz, padrões de qualidade elevados, colaboração e cooperação, mudança de papéis por parte dos educadores e professores e demais profissionais de educação, disponibilidade de serviços, criação de parcerias, designadamente com pais, ambientes de aprendizagem flexíveis, estratégias de aprendizagem baseadas na investigação, novas formas de avaliação, desenvolvimento profissional continuado e participação total"
Todo o processo descrito deve obedecer a um princípio fundamental: o da confidencialidade.
Todo o processo descrito deve obedecer a um princípio fundamental: o da confidencialidade.
in Inclusão e Necessidades Educativas Especiais, um guia para educadores e professores, Luís de Miranda Correia, 2ª Edição, Porto Editora
Sem comentários:
Enviar um comentário