Neste seu livro, Miranda Correia começa por alertar para o facto deveras preocupante de que mais de metade dos alunos com Necessidades Educativas Especiais Significativas (NEES) não está a receber uma educação apropriada às suas características e necessidades. Apresenta de seguida o Movimento da Inclusão, alicerçado na máxima de que toda a criança tem o direito de iniciar o seu percurso escolar na escola da sua residência, lado a lado com os seus pares sem NEE. Contudo, refere que não basta inserir uma criança ou adolescente numa classe regular ou numa escola regular. É necessário que lhe sejam proporcionadas condições que permitam maximizar o seu potencial com respostas eficazes, na escola, e não fora dela! Com o apoio, se necessário, dos Serviços de Educação Especial.
Mary Warnock, mentora do termo "Necessidades Educativas Especiais", e uma defensora acérrima dos movimentos de Integração e de Inclusão, refere que a inclusão se baseia nas capacidades e necessidades da criança, vista como um todo, e não apenas no seu desempenho académico. O princípio da Inclusão está intimamente ligado à Escola Contemporânea, que tem também ela em atenção a criança-todo, e não só a criança-aluno, respeitanto três níveis de desenvolvimento essenciais: académico, socioemocional e pessoal.
Acrescenta ainda que a Inclusão deve admitir um contínuo educacional em que a modalidade de atendimento mais adequada para o aluno com NEE deverá ser determinada pelo PEI (Programa Educativo Individualizado).
Miranda Correia defende que "só deve ser considerada a saída do aluno com NEE da classe regular quando o seu sucesso escolar (académico e social) não possa ser assegurado na classe regular, mesmo com a ajuda de apoios e serviços suplementares"
Além de considerar o aluno como um todo e como centro de atenção por parte da escola, da família e da comunidade, considera o Estado como um fator essencial a ter em conta, pois revela-se fundamental o seu papel em todo o processo que leve à criança um sistema inclusivo eficaz.
Um livro importante para todos os pais e educadores. Um livro capaz de alertar os pais para os direitos dos seus fihos com NEE, incentivando-os a manterem-se informados e a exigirem o cumprimento da lei. Um livro que realça a necessidade de formação especializada na área das NEE para todos os professores!
Além de considerar o aluno como um todo e como centro de atenção por parte da escola, da família e da comunidade, considera o Estado como um fator essencial a ter em conta, pois revela-se fundamental o seu papel em todo o processo que leve à criança um sistema inclusivo eficaz.
Um livro importante para todos os pais e educadores. Um livro capaz de alertar os pais para os direitos dos seus fihos com NEE, incentivando-os a manterem-se informados e a exigirem o cumprimento da lei. Um livro que realça a necessidade de formação especializada na área das NEE para todos os professores!
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